GTA IV – aprenda a jogar sem travar – Tutorial Oficial

20 02 2009

Seu Gta IV Pc trava após algum tempo de jogo?

Após algumas missões e minutos passados o lag toma conta do jogo, fica travando, tornando a diversão impossível? Nesse post temos a solução. O Gta IV lançado para PS3 e XboX de início chegou no final de 2008 para PC. Porém, o jogo ainda é dificilmente encontrado nas lojas sendo a maioria das edições rodando nos pcs brasileiros pirata.

Pirata ou não o jogo é extremamente pesado ocorrendo lentidões na maioria dos pcs. Existem enfim algumas dicas para melhorar ou até sanar (no meu caso) o problema.

Em primeiro lugar deve-se baixar o Driver (somente para placas Nvidia) feito e optimizado exclusivamente para o novo GTA. É o 180.84 que pode ser baixado no seguinte link:
http://nzone.com/object/nzone_gtaiv_downloads.html

Segue entre ASPAS o tutorial postado por Dan Jacques no fórum OverBr:

“Mas com GTA as coisas nunca são como com outros jogos. A expectativa sobre a versão PC do GTA IV era imensa (posso dizer como fã da série), e muita gente contou os minutos pro lançamento. Só que após instalar o jogo…

Os congelamentos, travamentos e “out of memory” são extremamente comuns, e a raiva que dá quando se está numa missão e o jogo simplesmente dá crash é imensa.

Esses travamentos são, em sua maioria esmagadora, causados por “Memory leak’s”. Os memory leaks ocorrem quando o jogo enche a memória de vídeo ou memória RAM, e já não há como rodar os gráficos, então o jogo trava, simplesmente.

Muitos já tentaram resolver isso, mas sem sucesso, pois apenas diminuiam a frequência com que os memory leaks ocorriam. Então eu resolvi pesquisar os comandos que ajudavam a diminuir, e compilei uma lista de comandos que resolvem o problema.

Pra quem quer rodar o GTA IV em medium procedimento é o seguinte:
Abra o bloco de notas, e cole nele isso:

Citação:
-width=1280
-height=1024
-novblank
-noprecache
-norestrictions
-memrestrict 209715200
-texturequality=1
-renderquality=1
-detailquality=22
-shadowdensity=5
-viewdistance=1

Em width e height, coloque sua resolução, exemplo:
-width=1024
-height=768

-novblanc desativa o Vsync, o que resulta num ganho leve de performance;
-norestrictions já foi acusado de causar os memory leaks, mas na verdade ele apenas ignora a limitação que o GTA impõe à sua placa de vídeo (ex: a 9600GT só podia rodar em medium).
-memrestrict 209715200 é o código mais valioso. Ele conseguiu diminuir os memory leaks a 0. Como ele faz isso? Ele limita o uso de memória RAM a 2GB. Se você tiver mais memória, use o memrestrict com a quantidade de bytes que sua memória contém, como 3 ou 4GB.
Se você tiver 3 ou 4GB, use -memrestrict 314572800
Se você tiver 6GB, use -memrestrict 629145600

Os ajustes restantes são ajustes de textura e renderização, que foram feitos para o jogo rodar mais leve. Com eles eu consigo rodar o GTA IV satisfatóriamente num E2180 @3.24GHz com 2GB de RAM e uma 9600GT 512MB.

Para rodar em high, tenha uma VGA com mais de 512MB. Tentei rodar aqui com a 9600GT e não adianta, o jogo pede mais memória de vídeo que 512MB. Uma VGA com 1GB de RAM é necessária para comportar os efeitos e texturas do GTA IV em high.

Após copiar isso para o bloco de notas, clique em Salvar, e abra a pasta C:\Arquivos de programas\Rockstar Games\Grand Theft Auto IV
Salve ele com o nome commandline.txt.

Agora rode o GTA IV tranquilamente!”

fonte (necessita registro para visualização):
http://www.overbr.com.br/

About these ads

Ações

Information

14 responses

3 12 2011
bahiano-bope (@bahianobope)

mas po aonde ta o bloco de notas que e pra alterar isso voce nao disse po

4 12 2011
Marcos Paulo (@marcosziune)

Cara vc é um gênio… Funcionou tudo do certinho… Não dá nem um lag com minha GT 9500 Geforce.
Valeu msm!

7 01 2012
Allan Maggot

COMO roda tudo no high ???

15 01 2012
Nando Lago

O meu GTA 4 , não funciona na resolução 800 x 600 … como faço para modificar isso nesse bloco de notas ?

26 01 2012
Adriano Machado

ola e so salva no bloco de notas qual o titulo

29 01 2012
Fellipe Rafael de Farias

Mas, e se eu usar uma AMD, tem problema? Uso uma Radeon 6470M de 1GB num notebook com i5 2.30 e 6GB RAM.

Vlw!

4 02 2012
Pedro Alastico Bianco

Cara me ajudo muito to jogando em uma 9500gt 1gb em 1920×1080
sem lag nenhum

6 04 2012
Adryan Delícia

realmente deu certo valeu cara…. sé me diz que configuração eu uso no meu pc:…
Processador dual core E6500 2.93 GHz
2 GB Memoria RAM
Placa Nvidia Gforce 9400 GT
só pra eu aproveitar ao maximo essa configuração…
Obrigado

11 04 2012
Édison Junior

Mano num tem que substituir nenhum arquivo existente?

22 04 2012
Igor Teixeira

A minha é uma NVidia gforce 8400 com 528mb
Roda de boa?
Tranca muito?

24 04 2012
Márcio de Oliveira

pena que o link acima para down do drive não esteja indo direto para o mesmo, e mesmo procurando é difícil. Quanto a programação no commandline foi show de bola pq amenizou pra caramba os lags do jogo, mais ainda continua com alguns. Minha placa é de 1GB dedicada, coloquei no high, mas chegou uma hora teve q travar…. aff! De qualquer forma valeu pela dica. Abraço!

29 06 2012
Emílio Fagundes Dos Reis

Impressionante! Imaginei que fosse algum tipo de problema de fonte ou estabilizador não suportando a demanda da placa (Tenho uma GeForce 560 GTX ti 1GB DDR5 256bits). Comprei essa placa para suprir minha necessidade de jogos mais pesados e tive uma baita decepção quando comecei a rodar GTA IV (visto que eu rodava Battlefield 2: bad company no máximo sem problema nenhum).
Vou fazer esse teste em casa e depois faço uma postagem do resultado.

17 07 2012
Matheus David

po kara aonde ta o bloco de notas?

2 08 2012
Octavio Cesar

o meu é o episodio libert city e quando eu abro da erro a tem solução?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: